quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Deus tem sempre o melhor para você.




Deus tem sempre o melhor
Salmo 118.1-17
Deus tem sempre o melhor para nós. Mas nem sempre confessamos ou experimentamos isso.
O salmista conheceu a bondade e a fidelidade do Senhor. E não somente isso, ele proclamou essa verdade em sua vida, e ainda convidou todo o povo a render graças ao Senhor por isso.
O salmista escreveu sua experiência com Deus, neste salmo de adoração e guerra.
Vejamos com o salmista porque com Deus é sempre melhor.
Ele é digno de louvor por sua bondade e misericórdia
O salmista menciona os motivos para render graças ao Senhor: porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre. A misericórdia do Senhor é o seu amor.
Em sua gratidão ele chama toda a nação para louvar o Senhor; chama ainda os líderes (a casa de Arão) e também todos os que temem ao Senhor.
Ele recorda que o Senhor lhe ouviu a oração na tribulação e o atendeu; que o Senhor está com ele entre os que o ajudam; e que por isso não tem mais medo.
No tempo de Jeremias Israel viveu a pior fase de sua história, porque permitiu pequenas concessões; então o povo se afastou do Senhor e veio a ruína, a miséria e o cativeiro.
Depois disso Jeremias escreveu suas Lamentações, sobre as causas do cativeiro, destacando que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são a cada manhã e grande é a sua fidelidade" (Lm 3.22-23).
Confiar no Senhor é melhor do que confiar nos homens
O "homem" representa a inteligência e a estratégia; representa a lógica e a ciência. Mas precisamos atentar que Jesus ensinou sobre dois caminhos: o largo é a lógica; o estreito é a fé.
A fé é a porta estreita e o caminho apertado, mas é o mais elevado, mais nobre, mais excelente. "O meu justo viverá pela fé", diz o Senhor (Rm 1.17). Viver pela fé é dependência total de Deus.
A lógica não resolve nossos problemas, mas a fé sim, pois não reconhece impossíveis. 
Davi agia por fé pois amava a lei do Senhor e consultava a Deus (Sl 119.97 e 2Sm 5.19 e 23). 
Abraão não teve seu filho Isaque com 99 anos e Sara com 90 anos pela lógica; mas sim pela fé.
A palavra do Senhor é a base da fé, que é superior à sabedoria dos homens; ela não muda jamais. Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor (Pv 21.30).
Os "príncipes" simbolizam o poder e a autoridade. Devemos orar por eles. Mas muitos líderes das cidades e das nações falham e envergonham, porque não buscam a Deus nem sua Palavra.
Por isso, confiar no Senhor é melhor do que confiar no homem e nos príncipes.
Podemos conquistar tudo pela guerra espiritual
O salmista Davi descreveu os grandes problemas que enfrentou como líder em ascensão e, depois, como chefe da nação. Mas o Senhor lhe dava vitórias em tudo (2 Sm 8.6 e 14).
Ele descreveu suas lutas dizendo que "todas as nações o cercaram, mas em nome do Senhor as destruí"; e mesmo com os ataques mais intensos, ele "as destruiu", em nome do Senhor.
Como Davi obtinha vitórias? Através da oração. Ele fazia guerra espiritual (Sl 119.147 e 164).
Desde sua mocidade, Davi se refugiava no Senhor (Sl18.1e27.1). Ele tinha recebido promessas de Deus, mas não ficou parado; ele clamava pela intervenção de Deus para obter resultados.
Vemos a necessidade de clamar a Deus pela experiência de Isaque. Ele tinha promessas de que geraria descendência, mas teve que orar vinte anos por seus filhos (Gn 25.20 e 26).
Assim como Davi, também nós podemos conquistar tudo pela guerra espiritual.
Também Josué conquistou tudo pela guerra, e isso é instrução para nós (Js 11.19).
Como você enfrenta suas lutas? Através das lutas Deus quer ver teu coração de guerreiro(a).
Nunca teremos vitórias no caminho da lógica, mas somente no caminho da fé.
Por isso a Palavra diz: "o meu socorro vem do Senhor, Criador do céu e da terra" (Sl 121.1-2).
Davi sabia que o melhor, isto é, "a vitória vem do Senhor" (2 Sm 8.6 e 14 e Pv 21.31).

Deus tem sempre o melhor, pois Ele é amor, fidelidade e misericórdia.
Precisamos buscar e amar o melhor, pois o bom é inimigo do melhor.
Davi provou o melhor de Deus, pois ele buscou o Senhor e ouviu a sua voz.
Não podemos nos iludir: o mundo só tem pecados e vícios, que trazem sofrimentos, destruição, frustração, ruína e morte.
Mas a Palavra nos revela um caminho melhor, de bênçãos e resultados melhores. Por isso está escrito que "nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação" (v. 15).
Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, tem sempre o melhor.
Com Jesus temos sempre o melhor de Deus: perdão, salvação, proteção e vitórias em tudo.. Glória a Deus!
Creia e verás a Gloria de Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário